Produções israelenses e palestinas na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

37 mostra web grandeDe 18 a 31 de oututro, ocorre em São Paulo a 37ª edição da Mostra Internacional de Cinema. Criada em 1977, a mostra surgiu como um evento do departamento de cinema do Museu de Arte de São Paulo (MASP), em comemoração aos 30 anos da fundação do museu.

Em 2013, a mostra ocupará mais de 20 espaços da cidade de São Paulo, entre cinemas, espaços culturais e museus. Ao todo, serão apresentados cerca de 350 títulos dos mais diversos gêneros e países. Dentre os filmes exibidos, inúmeras produções israelenses e palestinas integram a programação. Confira!

ANA ARABIA / ANA ARABIA

2013 ● França, Israel ● color ● digital ● 85 min. ● Ficção
Direção: AMOS GITAI

Filmado em um único plano-sequência de 81 minutos, o filme mostra a vida de uma pequena comunidade de exilados, judeus e árabes, que coabitam um enclave esquecido na “fronteira” entre Jaffa e Bat Yam, em Israel. Um dia, Yael, uma jovem jornalista, os visita. Entre as barracas em ruínas, no pomar cheio de limoeiros, rodeado por várias casas, ela descobre uma série de personagens que não correspondem aos clichês da região. Yael se entusiasma com a descoberta de tal fonte de riqueza humana e se esquece do trabalho. As expressões e palavras de Youssef e Miriam, Sarah e Walid, de seus vizinhos e amigos, lhe dizem algo sobre a vida, seus sonhos e esperanças, casos amorosos, desejos e desilusões. Ali, a relação dos moradores com o tempo é diferente daquela na cidade que os rodeia. Nesse lugar frágil e fragmentado, existe uma chance de coexistência.

Datas e locais
19/10 (sábado) – 18:20 – Reserva Cultural 1
28/10 (segunda) – 19:40 – Cine Livraria Cultura 1
29/10 (terça) – 15:50 – Espaço Itau de Cinema – Frei Caneca 4
30/10 (quarta) – 14:00 – Espaço Itau de Cinema – Frei Caneca 5
31/10 (quinta) – 19:00 – CINUSP – Mindlin

ARQUITETURA EM ISRAEL – (CONVERSAS COM AMOS GITAI) /
ARCHITECTURE IN ISRAEL (CONVERSATIONS WITH AMOS GITAI)

2012 ● Israel ● cor & PB ● digital ● 371 min. ● Documentário
Direção: AMOS GITAI

Quem assistiu ao episódio Modernidade, do longa coletivo Bem-vindo a São Paulo (2004), produzido pela Mostra, percebeu a sensibilidade de Amos Gitai para com a arquitetura. A partir dos corredores sombrios do hotel Holiday Inn Anhembi, à beira da Marginal Tietê em um dia cinza, o cineasta ensaia fazer um filme-síntese sobre a cidade. Filme que, no entanto, não chega a editar, talvez pela sua falta de tempo, talvez porque a cidade não comporte uma síntese. Mas a náusea que percorre o seu curta-metragem inacabado sobre São Paulo, rodado dentro do saguão de um aeroporto, é o avesso da paixão que vemos na série Arquitetura em Israel. Entrevistando um conjunto expressivo de arquitetos, escritores, historiadores e políticos israelenses, Gitai aborda temas variados, ligados sobretudo à construção residencial no país.

Filho de Munio Gitai Weinraub, arquiteto alemão que estudou na Bauhaus e trabalhou com Mies van der Rohe, colaborando decisivamente para a importação da arquitetura racionalista europeia para Israel antes mesmo da sua criação, em 1948, Amos se graduou arquiteto em Haifa e se doutorou na Universidade da California, Berkeley, também em arquitetura. Lá, estudou com Christopher Alexander, matemático que se tornou urbanista, incorporando a linguagem dos padrões como uma sintaxe para a arquitetura. Alexander inaugurou práticas participativas de projeto e construção não apenas no campo da arquitetura, mas também do urbanismo, apontando para caminhos distintos do planejamento moderno. Esse assunto é trazido à tona de forma interessante no episódio Construir e destruir, em que o cineasta entrevista o arquiteto Israel Godovich, que como Ministro da Habitação nos anos 1970 inaugurou práticas colaborativas de construção para os conjuntos de moradia social em Israel.

Os programas atravessam temáticas não apenas eruditas, mas também cotidianas, como a vida no bairro yemenita de Jerusalém (Bukharan). Em A cidade branca, Gitai conversa com Micha Levine, discutindo o imenso patrimônio de arquitetura modernista à la Bauhaus presente na cidade de Tel Aviv. O que está em questão é a própria construção do estado de Israel, sua história e identidade, além de um tema edipiano para o cineasta-arquiteto. Informado e inteligente, Gitai consegue levar as conversas para campos não convencionais, favorecendo uma reflexão aberta sobre esses processos. Preocupado tanto com a instância do projeto quanto com a dimensão do uso dos espaços arquitetônicos e urbanos, Gitai propõe pensamentos que se afinam muito ao projeto curatorial da X Bienal de Arquitetura, que tem como tema Cidade: modos de fazer, modos de usar.

Arquitetura em Israel web grande

Datas e locais
27/10/2013 (domingo) – 14h – Centro Cultural São Paulo sala Lima Barreto
31/10/2013 (quinta) – 16h – Cinusp

 CARACOIS NA CHUVA / SHABLULIM BAGESHEM

2013 ● Espanha, Israel ● color ● digital ● 82 min. ● Ficção
Direção: YARIV MOZER

O ano é 1989, quando as pessoas ainda esperavam ao lado de suas caixas de correio. Boaz é um belo estudante de 25 anos que estuda linguística e vive com sua namorada Noa em Tel Aviv. Um dia, ele começa a receber cartas de amor anônimas e obsessivas de um admirador ainda “no armário”. Apesar de achar engraçado no começo, ele logo nota que o escritor aparenta ser alguém que sabe muito sobre sua vida pessoal. Todos os homens que cruzam seu caminho diariamente viram suspeitos, e Boaz logo também começa a questionar sua própria heterossexualidade.

Datas e locais
25/10 (sexta) – 20:10 – Espaço Itau de Cinema – Augusta 1
27/10 (domingo) – 17:05 – Espaço Itau de Cinema – Frei Caneca 2
29/10 (terça) – 16:00 – Cine Livraria Cultura 2
30/10 (quarta) – 16:00 – Espaço Itau de Cinema – Frei Caneca 4

 ♦

NOITES SEM DORMIR / LAYALI BALA NOOM

2012 ● Catar, Emirados Árabes, França, Líbano, Palestina ● color ● digital ● 128 min. ● Documentário
Direção: ELIANE RAHEB

Através das histórias de Assaad Shaftari, oficial superior de alta distinção de uma milícia cristã de direita responsável por várias mortes na Guerra Civil do Líbano, e Marayam Saiidi, a mãe de Maher Kassir, jovem guerrilheira comunista que desapareceu em 1982, o filme examina as feridas da guerra e questiona se a redenção e o perdão são possíveis.

Datas e locais
22/10 (terça) – 19:00 – Cine Livraria Cultura 1
23/10 (quarta) – 17:25 – Reserva Cultural 1
27/10 (domingo) – 20:15 – Matilha Cultural
28/10 (segunda) – 14:00 – Reserva Cultural 1

 ♦

O ESTRANHO CURSO DOS EVENTOS / A STRANGE COURSE OF EVENTS

2013 ● França, Israel ● color ● digital ● 98 min. ● Ficção
Direção: RAPHAËL NADJARI

Saul está na casa dos 40 anos e é um melancólico sonhador, com uma tendência para fugir sempre que as coisas dão errado. Ele volta para Haifa um dia para um acerto de contas com seu pai, que ele não vê há cinco anos. Mas conviver com uma sogra com tendências new age, uma filha no começo da adolescência e um pai que se converteu para a yoga não é algo fácil. Depois de um deslize fatal, Saul vai encontrar o seu lugar como filho, pai e muito mais.

O Estranho curso dos eventos web grande

Datas e locais
20/10 (domingo) – 16:00 – Cine Sabesp
24/10 (quinta) – 19:50 – Espaço Itau de Cinema – Augusta 1
29/10 (terça) – 18:45 – Cine Livraria Cultura 1
31/10 (quinta) – 16:20 – Cinemateca – Sala BNDES

O JARDINEIRO / BAGHEBAN

2012 ● Irã, Israel, Reino Unido ● color & PB ● digital ● 87 min. ● Documentário
Diretor: MOHSEN MAKHMALBAF

Um cineasta iraniano e seu filho viajam a Israel para investigar uma religião mundial com cerca de 7 milhões de seguidores, criada no Irã há aproximadamente 170 anos. Jovens de todo o mundo vão a Haifa, centro da religião, para fazer trabalhos voluntários. Aqueles que trabalham nos jardins ao redor dos palácios sagrados desenvolvem atitudes pacíficas através de sua interação com a natureza. Enquanto acompanha um jardineiro de Papua Nova Guiné, o pai descobre semelhanças entre os ensinamentos dessa religião, nascida no Irã, e as ideias propagadas por líderes como Mandela e Gandhi. Ele debate suas ideias com o filho, que acredita que todas as religiões provocam a destruição. Como não concordam, pai e filho se separam e passam a perseguir seus próprios caminhos.

O Jardineiro web grande

Datas e locais
24/10 (quinta) – 19:00 – Cine Livraria Cultura 1

 ♦

OMAR / OMAR

2013 ● Palestina ● color ● digital ● 94 min. ● Ficção
Diretor: HANY ABU-ASSAD

Omar está acostumado a se esquivar dos tiros da vigilância para atravessar o muro que separa Israel e Palestina para visitar seu amor secreto, Nadia. Mas a Palestina ocupada não conhece nem o amor simples, nem a guerra claramente estabelecida. Do outro lado do muro, o sensível e jovem padeiro Omar se torna um combatente pela liberdade que deve enfrentar escolhas dolorosas sobre a vida. Quando Omar é capturado após resistir e quase ser morto, ele entra num jogo de gato e rato com a polícia militar.

Datas e locais
21/10 (segunda) – 19:00 – Cinemark – Shopping Cidade Jardim 6
22/10 (terça) – 16:50 – Espaço Itau de Cinema – Frei Caneca 2
30/10 (quarta) – 19:10 – Cinemateca – Sala BNDES

 ♦

SOMENTE EM NOVA YORK / ONLY IN NEW YORK

2013 ● EUA, Israel, Jordania ● color ● digital ● 86 min. ● Ficção
Diretor: BANDAR ALBULIWI, GHAZI ALBULIWI

Louco para encontrar uma companhia, um jovem palestino-americano solitário concorda em se casar com uma israelense que precisa de um green card. Eles se veem então forçados a repensar suas respectivas tradições culturais e familiares.

Somente em Nova York web grande

Datas e locais
18/10 (sexta) – 19:40 – Espaço Itau de Cinema – Frei Caneca 3
19/10 (sábado) – 17:50 – Cine Livraria Cultura 1
20/10 (domingo) – 14:00 – Cinemateca – Sala BNDES
21/10 (segunda) – 13:00 – Espaço Itau de Cinema – Frei Caneca 1

VICTOR YOUNG PEREZ / VICTOR YOUNG PEREZ

2013 ● Bulgária, França, Israel ● color ● digital ● 110 min. ● Ficção
Diretor: JACQUES OVANICHE

Victor Perez, um boxeador judeu nascido na Tunísia, começa a treinar aos 14 anos, junto com seu irmão Benjamin “Kid” Perez. Eles se mudam para Paris graças à ajuda de Leon Bellier, proeminente empresário que o lança ao sucesso. No país, ele conquista o cinturão da União Internacional de Boxe e torna-se o mais jovem campeão de boxe da história. Mas na cidade ocupada pelos alemães, Perez é preso em 1943 e levado à Auschwitz, onde reencontra o irmão. No campo, é forçado a participar de lutas para entreter os nazistas. Baseado na história do homem que, segundo a lenda, participou de 140 lutas em 15 meses – e venceu 139 delas.

Datas e locais
18/10 (sexta) – 19:45 – Espaço Itau de Cinema – Augusta 1
20/10 (domingo) – 21:15 – Cine Livraria Cultura 1
21/10 (segunda) – 21:30 – Espaço Itau de Cinema – Frei Caneca 3
22/10 (terça) – 21:30 – Espaço Itau de Cinema – Pompeia 1
25/10 (sexta) – 17:50 – Cine Livraria Cultura 1

Veja aqui a programação completa da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Tags: ,

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Você deve ser logado to post a comment.