No dia 04 de Março, após uma longa luta contra o câncer, faleceu aos 68 anos o Rabino Menachem Froman. Morador do assentamento de Tekoa, ao longo de sua vida ele atuou não somente como líder religioso, mas como artista e poeta. Sua morte é uma grande perda. O Rabino Froman foi um religioso sionista que sempre lutou pela paz, sendo bem recebido por palestinos e líderes religiosos muçulmanos. Teve encontros marcantes com o presidente palestino Mahmoud Abbas e Yasser Arafat antes dele, assim como Erdogan da Turquia.
Seus atos pela paz e pela união de uma sociedade israelense justa para os dois povos não foi fácil, encontrando forte críticas de ambos os lados. Mas o Rabino Froman persistiu na sua crença de igualdade até o final.
Este vídeo está sendo postado como uma pequena homenagem para um grande homem.
Um excelente exemplo de que a religião não precisa e não deve ser um empecilho para esta questão.
“Paz é modéstia. Para atingir a paz, tem que ser humilde. Aquele que é humilde perante o Todo Poderoso, também é humilde cara a cara perante seus vizinhos. Você precisa amar seu vizinho. Os palestinos são meus vizinhos. Então o amor aos palestinos é a essência da minha religião”.
(Não encontrei um vídeo com legendas em português. Espero que todos possam entender a essência).
.
Texto publicado originalmente no blog Middle East Talks … vamos bater um papo sobre o Oriente Médio?
Este e outros textos da autora podem ser conferidos em http://orientemediohoje.com
Ainda não há comentários.