IV Seminário Israel – Palestina: Narrativas em Jogo será no Rio de Janeiro no dia 14 de abril

No dia 14 de abril de 2013, domingo, ocorre no Rio de Janeiro a quarta edição do Seminário Israel – Palestina: Narrativas em Jogo, uma iniciativa do grupo Fórum 18 e Hillel Rio que visa possibilitar a compreensão das diversas narrativas a respeito do conflito palestino-israelense.

Em São Paulo e Porto Alegre, já foram promovidos três grandes seminários em 2011 e 2012, que contaram com a participação de palestrantes como Abdel Latif Hasan, Arlene Clemesha, Celso Garbarz, George Niaradi, Guila Flint, Huda Al Bandar, Huda Al Imam, Ilan Sztulman, Jaime Spitzcovsky, Jacques Wainberg, Marta Topel, Michel Gherman, Patrícia Tolmasquim, Paulo Farah, Peter Demant, Salem Nasser, Sylvio Band, Vladimir Safatle e Walid Altamami.

A quarta edição do evento contará com palestras de Amira Hass, Celso Garbarz, Edgar Leite, Jaime Spitzcovsky, Luis Edmundo Moraes, Michel Gherman e Murilo Meihy abordando temas como os desafios do novo governo israelense, antissemitismo e islamofobia e a construção da imagem de Israel e da Palestina por meio da relação entre jornalismo e política. Haverá ainda um debate sobre a coexistência de ideologias sionistas na comunidade judaica, com a participação de Cecilia Cohen (Chazit), Enrique Rosenburt (Dror) e Liran Levy (Shomer), e o workshop Projeto Coexistência. O seminário é gratuito e acontece no Hillel Rio (Av. Borges de Medeiros, 3429), das 9h às 18h. Para participar, é necessário inscrever-se aqui.

IV SEMINÁRIO ISRAEL – PALESTINA: NARRATIVAS EM JOGO – PROGRAMA
.

09:00-09:30    DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL E BOAS VINDAS

09:30-11:00    ISRAEL, HOJE: DESAFIOS DO NOVO GOVERNO
……………….Celso Garbarz e Edgar Leite 

Celso Garbarz é professor de História, especializado em Oriente Médio, com mestrado em História na Universidade de Jerusalém. Ex-diretor da Anistia Internacional, responsável pela América Latina e pela África. Faz parte da ONG israelense B´Tselem (The Israeli Information Center for Human Rights in the Occupied Territories), criada em 1989 por um grupo proeminente de acadêmicos, advogados, jornalistas e membros da Knesset.

Edgar Leite é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, professor de História da UERJ e da UNIRIO, assessor técnico-científico da FAPERJ, e membro do Conselho Acadêmico do Centro de História e Cultura Judaica. É coordenador do GT Regional Rio de História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH e do Grupo de Pesquisa do CNPq: Políticas, Direitos, Éticas. É integrante da B’nai B’rith, e coordenador do projeto Direitos Humanos e Holocausto junto à rede pública de ensino.

11:00-11:15     COFFEE-BREAK 1

11:15-12:45     PERSPECTIVAS PARA O SÉC. XXI: NOVO ANTISSEMITISMO E ISLAMOFOBIA
……………….Luis Edmundo Moraes, Michel Gherman e Murilo Meihy

Luis Edmundo Moraes possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Antropologia Social – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – Museu Nacional – UFRJ e doutorado em História pela Universidade Técnica de Berlim. Atualmente, é professor adjunto da UFRRJ e coordenador do Núcleo de Estudos da Política da mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Nacional Socialismo, Holocausto e movimentos de extrema-direita no tempo presente, em particular aqueles ligados à negação do holocausto.

Michel Gherman possui graduação em História com licenciatura em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Mestre em Antropologia e Sociologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Atualmente, cursa doutorado no Programa de História Social da UFRJ e é Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da mesma instituição.

Murilo Meihy possui graduação em História pela PUC-RJ e mestrado em História Social da Cultura pela mesma instituição. Atualmente, é pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, professor de História da África e de História moderna e contemporânea da PUC-RJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Oriente Médio, África, Renascimento, Orientalismo, e árabes no Brasil.

12:45–14:00     ALMOÇO

14:00–15:30     JORNALISMO E POLÍTICA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE ISRAEL E DA PALESTINA
……………….Amira Hass e Jaime Spitzcovsky

Amira Hass é correspondente do jornal israelense Haaretz para os territórios palestinos. Nascida em Jerusalém, morou três anos em Gaza e, desde 1997, vive em Ramallah. É autora dos livros “Drinking the Sea at Gaza: Days and Nights in a Land under Siege”, “Reporting from Ramallah: An Israeli Journalist in an Occupied Land” e “Diary of Bergen-Belsen: 1944-1945”. Recebeu OS prêmios Golden Dove of Peace Prize, Lifetime Achievement Award e Reporters Without Borders Prize for Press Freedom.

Jaime Spitzcovsky é jornalista e integra o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP. Ocupa o cargo de diretor de relações institucionais da Confederação Israelita do Brasil. Foi correspondente da Folha de S. Paulo em Moscou, entre 1990 e 1994, e em Pequim, entre 1994 e 1997. Fez coberturas jornalísticas em mais de 40 países, com destaque para região da extinta URSS, Extremo Oriente e Oriente Médio (Israel, territórios palestinos, Egito, Jordânia, Líbano, Iraque e Líbia). Foi comentarista internacional da Band News FM e colaborou com a BBC (Reino Unido), Haaretz (Israel), Diário de Notícias (Portugal), El Mercurio (Chile), TV Cultura, entre outros.

15h30–15:45    COFFE BREAK 2

15:45–17:00     PRÁTICA DA COEXISTÊNCIA DE IDEOLOGIAS SIONISTAS NA COMUNIDADE JUDAICA
………………..Cecilia Cohen (Chazit), Enrique Rosenburt (Dror) e Liran Levy (Shomer)

17:00-18:00      WORKSHOP PROJETO COEXISTÊNCIA

Tags:

Uma Resposta para “IV Seminário Israel – Palestina: Narrativas em Jogo será no Rio de Janeiro no dia 14 de abril”

  1. Jesse Miller
    13/04/2013 em 2:03 #

    to querendo participar, mais nao consigo mandar um email pra vcs…

Deixe uma resposta

Você deve ser logado to post a comment.